Aparelho Ortodôntico Móvel

Aparelho Ortodôntico Móvel

Quando há perda parcial dos dentes a prótese parcial removível pode ser a solução ideal para preencher as lacunas na arcada. No início do tratamento, o dentista tira um molde que será usado para que o protético confeccione a prótese. É importante que a gengiva esteja com boa saúde para que não corra o risco de outras perdas de dentes, o que pode comprometer o tratamento, pois a prótese será fixada nela. O protético seguirá as cores e formatos dos outros dentes já existentes, apontados pelo dentista. Após a prótese pronta, é preciso ajustar a peça no paciente para que o encaixe fique perfeito e de acordo com o que foi planejado.

A prótese parcial removível pode ser feita em porcelana (dentes) e a base em metal. Os dentes já existentes, vizinhos à lacuna da arcada, serão utilizados para fixar a prótese parcial removível por meio de pequenos ganchos metálicos que serão encaixados. Com isso, a prótese fica bem fixada e segura para o paciente.

No início de sua colocação a prótese pode causar pequenos ferimentos, pois é um período considerado de adaptação e é preciso consultar o dentista para novos ajustes. A higienização deve ser feita diariamente e a prótese parcial deve ser retirada e também passar por limpeza.

Dentes saudáveis com a prótese móvel

Após perder um ou mais dentes, é necessário procurar por uma alternativa que devolva um sorriso bonito e atraente, além de restabelecer as funções do sistema mastigatório, promovendo a segurança e confiança na hora de comer e falar.

A prótese móvel é uma das opções mais modernas para fazer a substituição de dentes perdidos. Ela oferece uma estética natural, além de deixar o paciente extremamente confortável após a adaptação.

O que é uma prótese móvel?

A prótese móvel é um "equipamento" odontológico utilizado para substituir um grupo de dentes ou todos os dentes. Atualmente, existem dois tipos de prótese: parcial e total (dentadura) que devem ser recomendadas por um dentista especializado, após a avaliação bucal. É necessário fazer a adaptação durante algumas semanas, para excluir qualquer possibilidade de desconforto na hora de falar e mastigar.

Como é feita a prótese móvel?

A prótese é fabricada sob medida por um protético, após o dentista tirar os moldes da boca do paciente. O material irá variar de acordo com o tipo de prótese indicada pelo dentista, podendo ser fabricada com estruturas metálicas, acrílicas ou em plásticos e resinas especiais.

Cuidados com a prótese

Ao manusear a prótese móvel, é necessário utilizar uma toalha ou papel especial. Quando ela estiver fora da boca, coloque-a em um copo com água limpa e filtrada ou em soluções próprias para dentaduras. Jamais utilize água quente, pois isso poderá provocar a deformação do equipamento, que é frágil e delicado.

Cuidados com a higiene bucal

O paciente que utiliza uma prótese móvel deve manter cuidados específicos com a higienização bucal. É necessário fazer a escovação das gengivas, língua e palato antes de colocar a prótese, para estimular a circulação e remover a placa bacteriana. Alguns dentistas aconselham a utilização de um enxaguante bucal bactericida para reforçar a higiene.