Periodontia

Periodontia

Periodontia

Conquistar um sorriso saudável e bonito é algo que muitas pessoas desejam quando realizam  uma consulta odontológica. De acordo com os dentistas, manter os dentes e a saúde bucal impecável não é algo tão difícil, bastando apenas seguir uma rotina de cuidados higiênicos e realizar os tratamentos indicados quando ocorrer algum problema.

A periodontia é uma área da odontologia que se ocupa de tratamentos e prevenções das doenças do periodonto, que acometem frequentemente crianças, adultos e idosos. Problemas como gengivite, tártaro, placa bacteriana e periodontite são tratados por essa especialidade, que conta com procedimentos para a resolução de cada caso.

Confira a seguir, alguns dos tratamentos da periodontia, bem como suas vantagens:

Gengivite e Raspagem

A gengivite é a inflamação do tecido gengival, que provoca dores e sangramentos no momento da escovação. Se não tratada, a doença pode evoluir para a temida periodontite que afeta a estrutura dos dentes, resultando muitas vezes na perda dos mesmos.

Para remover  a placa bacteriana  acumulada na superfície dos dentes e diminuir a inflamação  da gengiva, é necessário realizar uma raspagem com o auxílio de ultrassom e instrumento manual utilizado pelo dentista. O procedimento deve ser feito no mínimo de seis em seis meses para evitar a gengivite e a periodontite.

Limpeza Dentária

Outro procedimento utilizado na periodontia é a limpeza dentária, indicada pelos dentistas para evitar o acúmulo de tártaros e prevenir o aparecimento de cáries. Não é necessária a aplicação de anestesia para a realização da limpeza dentária, pois o procedimento é completamente indolor e não causa nenhum desconforto ao paciente.

Após a limpeza, costuma-se fazer o polimento dos dentes para deixá-los mais lisos e claros, fazendo em seguida, a aplicação de flúor para bloquear o surgimento de cáries.

Qual a diferença entre raspagem e limpeza?

Algumas pessoas pensam que na limpeza dentária é feito o mesmo procedimento da raspagem, embora eles sejam completamente diferentes. Na raspagem utiliza-se o ultrassom para a remoção do tártaro, enquanto que na limpeza é mais comum a utilização de um jato de bicarbonato, seguido de polimento da superfície. A maioria dos dentistas, aconselham a realização dos dois procedimentos em uma mesma sessão, para garantir a saúde do periodonto.      

Vantagens

Ao realizar um tratamento periodontal, o paciente terá a infecção dos tecidos gengivais curada, acabando com a inflamação e os sangramentos. Além disso, ocorrerá a melhora estética das áreas da gengiva que sofreram retração devido ao processo infeccioso.
O tratamento periodontal também previne doenças que podem provocar a perda dos dentes, evitando a necessidade de implantes e instalação de prótese.